A magia de Gods Will Be Watching reside principalmente no desafio mental que exige do jogador. Não é um daqueles jogos onde é necessária habilidade nos controles, na verdade, não precisa nem saber jogar jogos de vídeo para aproveitá-lo.
É um título que exige uma mente clara, estratégia, saber tomar decisões e considerar suas conseqüências (sejam boas ou ruins). Gods Will Be Watching é um jogo muito especial, eu diria único no seu gênero, que vai fisgar você desde o primeiro minuto.
Enigmas morais
Gods Will Be Watching conta a história de um grupo de homens e mulheres em um futuro distante. Pelas circunstâncias da história (muito bem trabalhada, por sinal) estarão envolvidos em situações extremas. Todos devem colaborar com suas próprias habilidades para superar essas condições adversas.
Cada cenário é diferente e são, na verdade, quebra-cabeças complexos de ações e reações. Gods Will Be Watching brinca com problemas morais e dilemas éticos. Você é obrigado a dirigir e liderar uma equipe de forma organizada, com o risco de perder um ou mais membros do grupo. Você pode sacrificar um para o bem da equipe? Matá-lo pode significar mais comida para o resto, um motim, ou que você não consegue consertar o rádio para o resgate...
Em questão de escolhas e decisões sobre o que fazer, este jogo vai muito além de outros que você pode ter jogado. Tem um sistema de ações e reações incompreensível no começo, que você só pode entender jogando. Não vou lhe enganar: Gods Will Be Watching é extremamente difícil, mesmo no nível fácil.
Há uma cena de tortura tão maravilhosa quanto desagradável. É um cenário muito difícil, onde você só tem quatro opções para sobreviver a cada pergunta: provocar, pleitear, pensar (alguma mentira), ou dizer a verdade. Seu objetivo é, naturalmente, evitar que consigam a informação, mas se baterem muito em você, pode chegar a morrer. Se você falar muito, perde também. Além disso, não há barras de energia, então é preciso adivinhar quantos golpes você pode aguentar sem morrer. Ao mesmo tempo, você deve ir soltando partes de uma informação lentamente para agradar o torturador e assim deixá-lo para trás - só assim você conseguiria se recuperar um pouco.
O melhor deste jogo é que todas as decisões são justas e equitativas. Você nunca se sente enganado ou manipulado para escolher uma ou outra opção. Na verdade, os cenários podem ser desenvolvidos de muitas maneiras conforme você vai resolvendo os dilemas, e sempre de forma lógica e realista.
Sabe o mais engraçado de tudo? Por trás de todo este cenário, há na verdade um jogo de matemática, de números, de adição e subtração. É necessário decidir quem vive e quem é dispensável. Em última análise, você se sente um líder infeliz que tem que olhar para sua equipe e sempre escolher "o mal menor".
Muito fácil de controlar
Gods Will Be Watching tem um sistema de controle com o mouse muito simples. Tudo funciona através de menus, selecionando o personagem certo e decidindo o que fazer em todos os momentos. O jogo se comunica com você através de gráficos, que mostram o resultado de suas ações, se um personagem está cansado, se fica nervoso, se está sofrendo, passando fome ou frio.
Pixel grande e boa música
O estilo pixel-art funciona muito bem neste jogo. Além disso Gods Will Be Watching pode se orgulhar de ter muitos detalhes e uma excelente animação. É um jogo colorido, mas também sóbrio, realista e cru.
A música acompanha muito bem as longas horas que você gasta na frente da tela. São temas futuristas, às vezes suaves, outras vezes as mais tensos. Como não há vozes e os sons são escassos, a música de fundo é a única coisa que passa pelas suas orelhas. Felizmente, é muito boa.
Conclusão
Gods Will Be Watching é um jogo muito difícil, disfarçado sob uma espessa camada de decisões éticas e situações extremas. A história é fenomenal, a maneira de jogar ótima, os gráficos e os sons têm muita personalidade, e a sensação de ansiedade que o jogo provoca é muito realista. Gods Will Be Watching é uma experiência única e fantástica que vai marcar você por muito tempo.
Download Gods Will Be Watching em